navegar pelo menu
15/08/2018

Não quero ter filhos

A reação das mulheres quando ouvem minha escolha


Já faz algum tempo que eu assumi o discurso de que não quero ter filhos e me acho bem resolvida quanto a isso. Porém, vez por outra me pego pensando sobre isso e sentindo um incômodo, mas não em relação a minha escolha, mas a como as pessoas reagem e me tratam quando "descobrem" a minha opinião.

Eu fui filha única por 12 anos e quando meu irmão nasceu, passei a conviver de perto com uma criança. Acompanhar essa rotina de choros, mamadeiras, fraldas e tudo o que vem depois foi um pouco complexo pra mim e eu odiava todas as vezes em que achavam/perguntavam se ele era meu filho. Era inadmissível pra mim as pessoas me olharem, magrela e sem jeito, e acharem que eu tinha parido aquele menino. Mas ok. Ajudei meus pais a cuidar dele, a buscar e levar no colégio, acompanhar alguns eventos escolares e etc. Pra mim, já tive minha cota de maternidade e não quero mais.

Além disso, minha função materna não é lá muito forte, ela só funciona bem com Francisco, o gato. Não sei lidar com crianças, não consigo olhar pra elas e fazer caretas para elas rirem, assim como também não sei inventar histórias e brincadeiras para elas. Não as odeio, mas também não fico me derretendo quando vejo um bebê na rua. Detesto criança fazendo birra do meu lado no restaurante ou brincando e invadindo meu espaço com seu carrinho. Prefiro elas lá e eu cá, fim.

Mas daí acontece que o mundo inteiro pensa que mulher só se realiza quando é mãe, que a maternidade é uma coisa linda maravilhosa transformadora que faz uma mulher virar um ser iluminado e que crianças são seres fofinhos e puros. As pessoas romantizam a maternidade quando na prática, ela não é romântica e crianças não são tão fofas assim. E daí querem que você se submeta a isso mesmo quando você não tem a menor aptidão para tal. Mulheres não nascem capacitadas para a maternidade, isso é cultural.

E diante disso, minha reação tem sido a reclusão. Evito falar sobre o assunto com quem eu já sei que não vai concordar e ainda vai ficar falando "ah, mas você diz isso hoje" ou "quando vocês vão ter um bebê?"... Minha gente, não sei nem cuidar de mim e vocês ainda querem enfiar uma criança na minha vida? Eu só queria que as pessoas ouvissem minha opinião e entendessem que como mulher eu tenho sim o direito de escolher ter filhos ou não e isso não faz de mim uma pessoa ruim, menos realizada ou menos mulher.

Mas hoje, com 99,9% dos amigos do meu namorado e dos meus tendo bebês, eu realmente não tenho paciência para abrir a boca e dizer que não quero filhos e sim, sou a favor da descriminalização do aborto. Para essas mães/futuras mães, o único assunto possível envolve bebês, já que todas ficam monotemáticas. Você é vista como má e recebe olhares tortos por conta disso.

Eu sei que estou errada e que preciso me empoderar através do meu discurso, mas hoje realmente prefiro evitar discussões. Vamos ver até quando...


6 comentários:

  1. Na minha cabeça só aparece uma coisa: é foda.

    Eu por muito tempo também pensei que não queria filhos. Hoje, já não sei. Mas o que me magoava profundamente era essa necessidade que as pessoas tem de achar que sabem o que é melhor para você. É profundamente constrangedor não poder nem expressar o que você espera para o seu próprio futuro, com receio de que os outros criem uma cena. É um daqueles velhos problemas do mundo machista, afinal.
    Achei seu blog por aí, mas gostei muito. Espero que você continue escrevendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, Isa! Os problemas do mundo machista estão nos consumindo ao pouco e olhe que já melhoramos muito...
      Obrigada pela visita! :)

      Excluir
  2. Luciana!

    Faz muito tempo que venho tentando entrar em contato contigo, vamos tentar por aqui. Acompanho você desde o blog da "Caixa Preta" em 2013. Não sei como a achei mas sempre adorei ler seus textos e sobre as fases da sua vida. Agora nessa noca fase também. Me sinto como a Hazel ao admirar o escritor preferido dela :) tomara que o final não seja o mesmo! haha
    Escreva mais e mais! Você é otima e alcança e ajuda pessoas dais quais nem imagina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lisandra, que coisa linda! <3
      Fiquei muito feliz com tuas palavras, mesmo só lendo elas agora, algum tempo depois.
      Tenho tentado me manter na escrita, mas olhe, tá bem difícil... mas vamos tentando, né?

      Excluir
  3. acho um saco gente que quer cagar regra sobre a vida dos outros. até alguns anos atrás eu também não queria ter filho e acho super normal quem segue essa linha de pensamento. não digo que agora mudei de ideia, mas já não tenho mais a certeza sobre 'não querer'. e tá tudo bem. cada um segue seu próprio caminho, faz suas escolhas e segue a vida. também acho que a maternidade é romantizada demais, mas hoje me 'inspira' ver mulheres fortes e empreendedoras, que falam a real sobre isso, sem pintar essa imagem de 'mulher realizada porque se tornou mãe', mas mostrando todos os perrengues, choros e dificuldades do caminho, assim como também compartilham coisas boas e momentos lindos. acho que a beleza tá justamente nisso, humanizar o negócio :)

    btw, amei o nome do seu blog! hahaha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, é bem isso: as pessoas deveriam não se importar tanto com as escolhas das outras. Se te faz feliz, vai fundo. E também tenho achado bem legal essas pessoas que desconstroem a maternidade romantizada...

      Obrigada! :)

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial